O que Deus Criou no Segundo Dia da Criação do Mundo?

O que Deus criou no segundo dia da criação? No segundo dia da criação Deus criou o céu, por meio da separação entre as águas primordiais (também chamada pela tradução tradicional de “abismo“), fazendo uma expansão, um espaço entre elas, que vai se tornar na atmosfera que conhecemos.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Gênesis 1:6-8

Então, podemos compreender como subentendido que no segundo dia, Deus criou:

  • Os gazes atmosféricos, o oxigênio, o hidrogênio, o gás carbônico, os gás hélio, e os gazes nobres;
  • A pressão atmosférica;
  • Os ventos alísios e contra-alísios;
  • As massas de ar quentes e frias;
  • As mudanças climáticas e os fenômenos atmosféricos, relâmpagos, trovões, furacões, tornados e etc;
  • A umidade relativa do ar;

O que mais Deus criou no segundo dia?

Quando olhamos para o texto do Gênesis, a partir do Hebraico, podemos observar que há mensagens de cunho espiritual nas suas entrelinhas, que de certa forma se assemelham à profecias.

Há a expressão da vontade do Eterno, na separação dos justos dos injustos; do que é terreno, daquilo que é celestial. Há uma limitação entre o reino terrestre e o reino celeste.

No verso 1:7, Deus fez uma separação entre as águas de baixo, e as águas de cima, o que vai na prática separar a terra do céu. As águas debaixo da expansão representam o reino humano, físico, terráqueo.

As águas sobre a expansão, são águas superiores, e representam o céu, o que é decima, o reino celeste:

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
João 8:23

Diversos Salmos aludem a esta separação, entre o domínio humano e o domínio divino.

Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
Salmos 115:16

E podemos perceber que no segundo dia, não houve a “tradicional” frase, “e viu Deus que era bom”. Era necessária a divisão entre céu e terra, mas não que fosse algo reconhecidamente como “bom”.

O Eterno também não disse que era algo “mau”, deixando em aberto as possibilidades. Caberia ao homem fazer a união entre céu e terra, como realmente foi feito no dia da criação de Adão.

Porém, não durou muito tempo essa união. Mas essa, definitivamente não era a vontade de Deus.

A vontade de Jesus é todos aqueles que cumprem os mandamentos divinos, sejam refeitos de cima, como águas superiores, água que representa também o arrependimento de pecados, e por meio do arrependimento são transformados para receberem o reino dos céus:

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus…E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:2-6

A profecia do segundo dia da criação

E se no segundo dia da criação, Deus separou o reino superior, do reino inferior, fez separação do céu e da terra, prevendo a queda do homem, que com o pecado se separou de Deus e do seu reino.

A antítese, a ideia contrária ao Gênesis 1:7 é Apocalipse 21:3, pois essa divisão em breve acabará, quando o pecado for totalmente eliminado e a morte vencida de uma vez por todas.

Homens e anjos, habitarão juntos com o próprio Eterno na terra, o reino celeste descerá para a terra, não haverá mais separação, e a aliança do Senhor estará conosco.

Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
Apocalipse 21:3

E disse Deus

A divisão entre o céu a terra, se inicia no Gênesis 1:6, com a expressão “e disse Deus”, que no original em Hebraico, usa o verbo לומר “lomar”, “dizer”, no tempo verbal passado, usando a forma da construção Vayqtol ויאמר “vaiômer”.

Geralmente este verbo descreve o que um ou mais personagens falaram, em uma história bíblica, que não raro constituem um diálogo. O verbo לומר “lomar” é usado tanto para “falar”, quanto para “responder”.

Daí que podemos dizer que a expressão “e disse Deus”, não era terminativa, era a abertura de um diálogo com a humanidade, pois haverá uma resposta, e a separação que o homem tem do Eterno brevemente acabará.

Fiquemos com a bendita promessa do nosso Deus, Jesus:

Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Apocalipse 21:7

  • Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida;
  • Tanach – Gênesis em Hebraico – Bíblia Hebraica Stuttgartensia, BHS, Códice de Leningrado.
  • DICIONARIO-BIBLICO-STRONG-Hebraico-Aramaico-Grego-James-STRONG

Sobre o autor | Website

ישראל סילבה Casado com Ana Paula Curty, papai da Sarah Curty, cursou hebraico bíblico, geografia da terra de Israel, e o contexto judaico do Novo Testamento, é especialista em estudos da Bíblia Hebraica, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies; e Apocalipsismo judaico, pela Keets alMayim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Edilson disse:

    Shalom, meu irmão. Eu não entendi a parte em que vc diz: “que homens e anjos habitarão juntos com o Eterno na terra”. Não vamos para o céu?! Vamos habitar aqui na terra para sempre com o eterno e não nos céus?! Existe algumas linhas de pensamentos de alguns estudiosos do hebraico bíblico em que dizem que não vamos para o céu e nem que Yeshua é Deus. Isso procede? Shalom!

    • Israel Silva disse:

      E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

      E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

      Apocalipse 21:1,2

      Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

      Apocalipse 1:8

  2. Marisiane Wolff Fialho de Souza disse:

    Boa tarde!!! Estou lendo tuas matérias sobre Genesis !! Estou MARAVILHADA!! Sempre gostei de estudar a Bíblia de forma minuciosa, pq tem muito mais p ensinar do que aprendemos qdo fazemos uma leitura superficial.
    Em especial esse estudo do segundo dia da criação me deixou emocionada!!