O Espírito de Deus Se Movia Sobre a Face das Águas

“…E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” Genesis 1:2.  Uma frase curta, concisa, e que gerou, e ainda gera repercussão por toda a Bíblia e no mundo fora dela.

Quando falamos sobre o ר֣וּחַ אֱלֹהִ֔ים ruach Elohiym, o Espírito de Deus, encontramos muitos comentários e interpretações, muitas polêmicas também.

Um dos mais interessantes comentários, que encontrei, está na literatura rabínica, e afirma que o Espírito que se movia sobre as águas no princípio era o Espírito do Mashiach (do Messias, Ungido, traduzido do grego como Cristo).

“…e o Espírito de Deus pairava” – isto é [uma referência a] o espírito do rei, messias, como você diria (Isaías 11:2), “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor.”

Em que mérito aquele que pairava sobre as águas vem? No mérito do arrependimento, que é comparado à água, como está escrito (Lamentações 2:19), “derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor”.

Talmude da Babilônia, Tratado Nedarim 39b.

De uma forma geral, agente pode entender que há uma revelação da participação de Yeshua haMashiach (Jesus Cristo), no evento ímpar da Criação, sendo aqui representado simbolicamente pela expressão “Espírito de Deus“.

Entretanto, como a Bíblia usa de elementos físicos para representar coisas espirituais e vice-versa, é necessário um maior aprofundamento nessas palavras, a partir do hebraico (como já vimos em outros estudos), para podermos expandir e extrair as lições que estão em camadas mais profundas desse pasuk (verso).

Vejamos, então meus queridos, vamos a mais uma aula de hebraico bíblico, estudando essas duas palavras fantásticas “ruach Elohiym“.

O que mais elas podem significar?

águas do mar e o espírito santo

O Espírito de Deus Se Movia Sobre a Face Das Águas

O QUE É O ESPÍRITO DE DEUS?

A tradução das duas palavras  ר֣וּחַ אֱלֹהִ֔ים ruach Elohiym, vai trazer uma expansão e melhor entendimento da atuação do Espírito de Deus, também chamado de רוח הקודש ruach haKodesh, Espírito Santo.

No hebraico bíblico o termo ruach (lê-se ruarr) literalmente significa “vento“. Mas ruach é também um homônimo, ou seja, é uma palavra que possui diversos significados. O livro Torah Shelemah explica que este termo pode ter mais de trinta significados diferentes.

De uma maneira geral, ruach pode ser usada para se referir à alma, à respiração, e também à inspiração (um estado de espírito, um estado de mente, de sentimento em particular, que se move inspirando os seres humanos em especial os Profetas).

Frequentemente essa “inspiração” é positiva e boa. Porém ruach pode vir a ser רוּחַ־רָעָה ruach raah um estado negativo de mente, muito mais conhecido como depressão.

– Daí vem a confusão na tradução de 1 Samuel 16:14. Realmente é um texto difícil de traduzir, se não for considerado este fenômeno das palavras homônimas, como explicamos anteriormente:

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
1 Samuel 16:14

Neste verso logo acima, vemos um caso clássico. O “espírito mau da parte do Senhor”, de que o livro de Samuel fala é em hebraico רֽוּחַ־ רָעָ֖ה ruach raah, não é um shedim, “demônio”, mas um estado-negativo de mente, uma depressão muito forte que vinha sobre Saul.

O ESPÍRITO DE SABEDORIA.

Um outro significado para essas duas palavras, ruach Elohiym, expressava um tipo especial de sabedoria que era inspirado pelo Altíssimo àqueles que eram obedientes à Sua Palavra.

Quando Faraó se admira diante da sabedoria de Yossef, “José”, ele diz que Yossef possuía ruach Elohiym [ o Espírito de Deus ]:

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o [ruach Elohiym] espírito de Deus?
Gênesis 41:38

Em uma outra passagem, quando Deus chama Bezalel para a construção do Mishkan, o Tabernáculo, Deus assegura a Moisés que iria enchê-lo com o ruach Elohiym, e este Espírito Divino seria chamado, também, de ruach Chochmá, o Espírito de Sabedoria.

UM VENTO VEEMENTE

Em uma outra interpretação que inclui o Targum Onkelos (a tradução da Bíblia para o Aramaico), e o Rabino Eben Ezra, a Torá estaria se referindo ao ruach, de forma literal – vento.

De igual forma, explicam que o termo Elohiym não significa exclusivamente “Deus“. O nome próprio de Deus é renderizado pelo tetagrama  (yod, hei, vav, hei), cuja pronúncia é desconhecida, mas substituída pela palavra Adonay (Meu Senhor).

Na história da Criação, porém, a Torá usa o nome Elohiym para Deus. Só no capítulo 1 de Gênesis, este nome aparece mais de trinta vezes. De fato, em toda a Bíblia, Elohiym é o segundo nome mais usado para Deus.

Mais ainda assim, o significado padrão, para o termo Elohiym, não é Deus, mas Poderoso, “Cheio de Poder e Autoridade”.

É por isso que Elohiym deve ser entendido, primariamente, como um adjetivo, e não como um nome próprio, pois não é o real nome de Deus, mas um atributo divino. Muitas vezes Deus é mais conhecido por Seus atributos, do que por Seu nome real – Adonay.

Elohiym é usado na Bíblia, de forma abrangente, para mostrar que alguma pessoa possui uma autoridade muito grande. Os Juízes da Bíblia eram chamados de Elohiym:

Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo.
Êxodo 22:8

O termo “juízes”, neste verso do Êxodo, acima citado, no original hebraico é הָֽאֱלֹהִ֑ים haElohiym.

A cidade de Níneve, no livro do profeta Yonah, Jonas, é chamada de עִיר־ גְּדוֹלָה֙ לֵֽאלֹהִ֔ים ir gedolah lelohiyma grandiosa cidade.

Assim, uma vez que tenhamos entendido que a palavra Elohiym pode significar Deus, e também “poderoso”, podemos facilmente ver que há uma outra interpretação para as palavras ruach Elohiym.

Há aqueles que as entendem como o Espírito de Deus, e há os que entendem como o Vento de Deus. E há ainda uma interpretação mais literal dessas duas palavras – o Vento Poderoso – o Vento Veemente.

Todas essas traduções e interpretações são válidas e particularmente a última vai fazer uma conexão importantíssima, que está relatada no livro de מעשי השליחים , Ma’asey haShelihim, Atos dos Apóstolos:

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Atos 2:2

A Peshitta, que é o Novo Testamento em Aramaico, traz esse “vento veemente” como רוּחַ עַזָּה ruach azah, o “Vento Poderoso”, que é o mesmo que estava no Princípio, sobre a face das águas.

No versos 2:4 de Atos dos Apóstolos, o ruach azah, já é chamado de ruach haKodesh, o Espírito Santo, que encheu toda a casa e todos foram cheios dele.

E como vimos no início deste estudo bíblico, o Vento Poderoso que soprava no Princípio é o Espírito de Yeshua haMashiach (o Espírito de Jesus). E o Espírito de Yeshua haMashiach é o Espírito do Eterno.

E o Espírito do Eterno está entre nós, e ainda mais, está dentro de todos aqueles que confessam com a suas bocas o nome do Mashiach, e dão testemunho da sua vida, crucificação e ressurreição.

Todos aqueles que recebem este ruach haKodesh – o Espírito Santo – são inspirados pelo Eterno, e não podem mais ficar calados, pois as palavras de vida enchem as suas bocas como línguas como que de fogo.

Há também um estado de espírito diferente, um espírito de alegria perene, que contagia, e que testifica junto ao Eterno que somos um com Ele, por meio de Yeshua haMashiach.

Que este Vento Poderoso do Eterno, que é o ruach haKodesh, que é o Espírito Santo, e que é o Espírito de Yeshua, possa soprar poderosamente nas suas vidas, meus queridos leitores.

Shalom, Chaverim!

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:8

Sobre o autor | Website

ישראל סילבה Casado com Ana Paula Curty, papai da Sarah Curty, cursou hebraico bíblico, geografia da terra de Israel, e o contexto judaico do Novo Testamento, é especialista em estudos da Bíblia Hebraica, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies; e Apocalipsismo judaico, pela Keets alMayim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

16 Comentários

  1. Edilson disse:

    Muito esclarecedor seu estudo. Aprendo muito com você. Quando falo para as pessoas que Adonai é UM, e não três pessoas distintas. Elas me questionam, a passagem em que Yeshua diz: “Portanto, eu voz digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito, não será perdoada aos homens.” (Mateus 12:31). Alguns até dizem, vc está vendo! Quem pecar contra o pai e o filho será perdoado, mas quem pecar contra o Espírito Santo não será perdoado. Como posso explicar esse texto para eles? Shalom! Que o Eterno te abençoe.

    • Israel Silva disse:

      Primeiro veja a acusação. Um grupo de Fariseus não podendo negar a maravilhosa manifestação do poder de Jesus, usa palavras blasfemas contra ele:

      ‘Mas, quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios”. Mateus 12:24’

      Veja que a BLASFÊMIA É CONTRA JESUS!

      E ele faz uma defesa de si mesmo, explicando que se a BLASFÊMIA fosse direcionada a ELE NA CONDIÇÃO DE SER HUMANO, o pecado poderia ser perdoado, pois como está ordenado na Torá, um SER HUMANO DEVE A OBRIGAÇÂO DE PERDOAR A OUTRO SER HUMANO. Jesus POSSUÍA DUAS NATUREZAS, ERA HUMANO TAMBÉM.

      Porém DENTRO DAQUELE CORPO HUMANO HABITAVA O ESPÍRITO DO PRÓPRIO ETERNO. E nessa condição divina, ele muitas vezes realizava obras divinas. Jesus não expulsou os demônios em nome de outra pessoa. Ele ordenava em seu próprio nome, simplesmente mandava e os demônios obedeciam.

      Veja que na crucificação os soldados romanos receberam perdão, mesmo fazendo obras muitos mais graves do que simplesmente amaldiçoar alguém. Os soldados o açoitaram, furando seus pés e mãos o pregaram no madeiro. Porém para aqueles soldados rasos, Jesus era apenas um SER HUMANO, um judeu condenado pelo império.

      No caso de Mateus 12:24 é muito diferente. Ali Jesus estava manifestando o seu poder divino. Veja esse verso:

      “Jesus, CONHECENDO OS SEUS PENSAMENTOS, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12:25

      Ocorre que somente o Eterno sabe o que vai nos pensamentos dos homens:

      “ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Per­doa e trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só tu conheces o coração do homem“. 2º Crônicas 6:30

      “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto;
      de longe percebes os meus pensamentos“. Salmos 139:1-2

      Jesus usou o seu poder como Deus. O grupo de Fariseus que presenciou a libertação, não podia negar. Como eram incorrigíveis, amaldiçoaram e blasfemaram CONTRA JESUS, “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, QUE ELE expulsa demônios”.

      O CORPO de Jesus era HUMANO, porém o ESPÍRITO que nele habitava era o Espírito do próprio Deus, portanto na condição em que ele manifestou o seu poder como DEUS, blasfemar contra ele era o mesmo que blasfemar contra DEUS, isto é contra o Espírito que nele habitava, e que é santo.

      O grupo de Fariseus blasfemou CONTRA JESUS, e Jesus disse que essa blasfêmia ERA CONTRA o ESPÍRITO SANTO. A conclusão é que Jesus estava tomando para si a posição do Espírito Santo.

      E por que não há perdão para esse tipo de pecado? Jesus aplicou uma lei da Torá para ele mesmo. A Torá responde:

      “Diga aos israelitas: Se alguém amaldiçoar seu Deus, será responsável pelo seu pecado;

      quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto“. Levítico
      24:15-16

  2. Kalerman Kainan Soares disse:

    Olá, eu estou redigindo um estudo sobre a criação da terra descrita no livro de Gênesis, seus estudos estão ajudando muito, dentre as fontes que consegui encontrar tem se mostrado a melhor. Gostaria apenas de agradecer e dar os parabéns pelo trabalho muito bem-feito, cada vez mais me fascino pelo Hebraico.

    • Emanuel disse:

      Mas, o que quer dizer ”águas”? Se a terra não tinha forma e era vazia… De onde vem essas águas? Nunca entendi…

  3. Carlos disse:

    Shalom. Se Deus é um, então com quem Ele está falando quando diz “FAÇAMOS o homem a nossa semelhança.”

    • Israel Silva disse:

      Shalom. Como assim? “Se Deus é um”? Pra você Deus não é UM? Se você Pastor, tem esse conceito de que Deus não é UM, então acho que definitivamente não entendeu as Escrituras.

      Todos os profetas falaram do único Deus, de uma só divindade:

      “para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.”
      Isaías 43:10

      E repito o comentário que respondi logo abaixo deste: Quem diz que Adonai é UM, não sou eu, mas a Bíblia!

      שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃

      Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad

      “Ouve Israel Adonai é o nosso Deus, Adonai é UM.”
      Deuteronômio 6:4

      A Bíblia em nenhuma parte diz que Deus é dois, nem muito menos três!

      E daí eu pergunto, se Deus é mais de um, onde estavam os demais “deuses” quando Ele criou o homem?

      E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      Gênesis 1:27

      Veja, o verso acima diz “E CRIOU DEUS”, no singular. Pela sua lógica, eu poderia dizer “verbo no singular indica uma só pessoa. Onde estavam as demais pessoas da trindade? Planejaram e esqueceram de executar?”.

      Pra ser plural, o verbo não deveria dizer, “E CRIARAM DEUS (os DEUSES) O HOMEM”?

      É isso que está lá no original hebraico?

      Então perceba que o verbo “FAÇAMOS” não tem nada a ver com a teoria da trindade. Isso é uma leitura enganosa de quem tem a mente permeada pela pregação greco-romana.

      Deus criou tudo sozinho:

      “Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;”
      Isaías 44:24

      É bastante contundente o fato de que o Eterno apareceu diversas vezes nos textos bíblicos acompanhado de seus milhares de anjos, inclusive fazendo consulta e esses anjos.

      E a gramática do hebraico bíblico nos mostra que o verbo נַֽעֲשֶׂ֥ה Naaseh“, “Façamos”, está usando o modo volitivo, indicando uma consulta.

      Não se pode ignorar que o Eterno consulta os seus anjos, conforme a Bíblia nos informa claramente:

      “Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.

      E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.”
      1 Reis 22:19,20

      O Eterno aparece juntamente com seus anjos, e consulta tanto anjos como seres humanos:

      “…eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono…

      Serafins estavam por cima dele

      Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?

      Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”
      Isaías 6:1-8

      E veja que o plural novamente aparece aqui, “quem há de ir por nós“, só que agora o verso deixa claro que o Eterno está acompanhado dos seus anjos serafins.

      Por isso há o uso do plural, da mesma forma como foi usado no Genesis 1:26, “façamos”.

      Ainda podemos dizer que Deus consultou até a Abraão sobre Sodoma e Gomorra.

      E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço [veja aqui que Deus fala consigo mesmo, com o verbo conjugado no singular],
      Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?”
      Gênesis 18:17,18

      Me pergunto novamente onde estariam os outros deuses da trindade.

      No verso acima, não deveria ser “ocultaremos nós a Abraão”?

      Voltando ao estudo, seria razoável dizer que no maior evento que já houve no universo físico, que é a própria criação de todas as coisas, os anjos não estavam presentes?

      Pois a Bíblia nos informa que os anjos estavam sim presentes no ato da criação do mundo, e se alegravam e cantavam em júbilo:

      Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? …Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
      …Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
      Jó 38:4-7

      E mais, os anjos tomam parte no plano da criação e da salvação, pois a Bíblia como um todo mostra uma intensa atividade angelical em muitas histórias bíblicas, inclusive até mesmo quando um pecador se arrepende:

      Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
      Lucas 15:10

      O conhecimento gramatical da língua original, mostra que um verbo plural que está no modo do EXORTATÓRIO do hebraico, não pode ser usado para justificar a existência de uma divindade plural.

      Não é tão simples como fizeram você pensar meu amigo Pastor. Sai dessa teologia católica. E lembre que na trindade, Maria é a encarnação do Espírito Santo.

      Acredita nisso também?

      É criação dos mesmos bispos que inventaram a trindade.

      Shalom!

  4. STELA DE SOUSA MARTINS disse:

    Amei… Revelação profunda! Já vou passar p meus filhos. Quanta sabedoria num único versículo. A Palavra eh Viva mesmo

  5. Jairlene disse:

    Boa tarde!

    Primeiramente, o estudo é muito bom. Continue assim!
    PORÉM, a crença que você tem está levando para o Unicismo ao dizer que YHWH é um, mas se manifesta de 3 formas diferentes: Pai, Filho e Espírito.
    Unicismo é uma ramificação da Trindade. Mas o problema maior não é nem esse, de ser uma ramificação da Trindade, mas sim de dizer que não há 1 Pai literal e nem 1 Filho literal.
    Que vai contrário ao Testemunho das Escrituras e do próprio Messias.

    Se olhar no Apocalipse, no capítulo 4, 5 e 22 assim como nas Epístolas, é possível ver e entender que o Pai YHWH está assentado no Seu Trono, e que o Cordeiro de YHWH que foi morto também tem um Trono. Vemos aqui 2 indivíduos separados/individuais que são pensantes e divinos de forma literal e não simplesmente uma manifestação. O Espírito Santo sim, é uma manifestação.

    Mas eu não estou querendo dizer que existe o dualismo. Pelo contrário! Como Paulo falou em 1 Coríntios 8:6 “há 1 só Deus, o Pai [YHWH – compare com Deuteronomio 6:4], e 1 só Senhor, Jesus Cristo”. Inclusive, varias vezes nas Escrituras e relatado que o próprio Jesus Cristo tem 1 Deus, que é o Seu Pai YHWH.

    • Israel Silva disse:

      Quem diz que Adonai é UM, não sou eu, mas a Bíblia!

      שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃

      Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad

      Ouve ISrael Adonai é o nosso Deus, Adonai é UM.
      Deuteronômio 6:4

      A Bíblia em parte alguma diz que Deus é dois, nem muito menos três, isso sim é uma heresia comparada à idolatria!!!

      Já na sua interpretação, você crê em um Deus de duas cabeças, em dois indivíduos separados, em mais de um trono, como você mesmo escreveu no seu comentário, “Vemos aqui 2 indivíduos separados/individuais que são pensantes e divinos de forma literal e não simplesmente uma manifestação”.

      Deus se manifestou como homem a Jacó, como espírito no Gênesis 1:2, a Moisés, o Eterno se manifestou como homem (viu Deus por detrás), como fogo consumidor e etc. Isso nunca significou o Eterno dizer que Ele era mais de um.

      Você pensa assim, porque você foi condicionada pelo pensamento Católico-Romano, da Igreja Romana, da Teologia Grega, da mitologia de Zeus e seu filho, na mitologia dos semideuses, que se encaixou perfeitamente nas mentes politeístas dos bispos de Roma, que tinham a religião Grega como natural, pois essa era a interpretação que esses povos entendiam do mundo espiritual.

      Além disso, os cursos de teologia ocidentais trazem esse tipo de explicação para as simbologias e linguagem poética que as escrituras em hebraico abundam, pois não conhecem o hebraico, nem muito menos os recursos literários dessa língua magnífica.

      E seguem no mantra de que qualquer interpretação diferente dos pacotinhos da religião Romana, é “heresia”. Aplicam conceitos humanos literais de “filho”, e “pai”, a um “ser”, se é assim que podemos chamá-lo, sem princípio e nem fim.

      Deus é tudo que foge à nossa compreensão. Os termos “pai”, e “filho”, são referências às manifestações de Deus, de forma compreensível ao ser humano.

      O termo “filho de Deus” foi empregado aos reis de Israel, e até mesmo ao próprio povo de Israel:

      Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
      Êxodo 4:22

      Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: …então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

      Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
      2 Samuel 7:8-14

      Se Jesus é “filho”, no sentido literal, como você quer fazer parecer que seja, então Ele tem um princípio, e se tiver um princípio, então deixará de ser Deus, e se tornará em CRIATURA!

      Esse era o objetivo inicial da teologia da trindade!

      Depois foi adaptada trocando para “filho eternamente gerado”. Que desculpa ridícula! Todo filho literal tem um momento de geração!

      Mas Filho, neste caso, se refere à manifestação do Eterno que se deu em carne e ossos, e que pagou o preço da redenção, o sangue que foi vertido no madeiro!

      Um espírito não tem sangue. Eis o motivo da redução e da encarnação do Filho, que era o próprio Eterno em forma humana. Deus se fez homem, e foi visto e tocado como um de nós.

      Ele assumiu a forma de servo.

      Se não acredita em mim, ao menos creia em Paulo:

      O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
      Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
      E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
      Colossenses 1:15-17

      Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
      Colossenses 2:9

      Veja o que o próprio Eterno diz sobre Ele mesmo, uma profecia de que todos reconhecerão que Jesus é o Eterno:

      …e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
      Zacarias 12:10

      Ora, quem foi transpassado na cruz, o “Pai” ou o “Filho”? Mas aqui o “Pai” diz que o verão como a quem foi traspassado (o Filho).

      Isso significa que essa profecia de Zacarias trata o “Pai” e o “Filho” como a MESMA PESSOA!

      Veja mais este profecia, de que todos se dobrarão diante do Eterno no último dia:

      Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
      Isaías 45:23

      Por isso volto a dizer, creia em Paulo, veja sobre quem Paulo diz sobre diante de quem se dobrará todo joelho:

      Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
      E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor
      , para glória de Deus Pai.
      Filipenses 2:10,11

      Será que Paulo era UNICISTA?

      Testemunha de Jeová; eu tenho certeza que ele não era!

  6. Aline Abreu disse:

    Boa noite. Então pra concluir meu pensamento, Tudo faz parte de somente 1 único Deus q se manisfesta de formas diferentes de acordo com a ocasião fazendo assim cair por terra o ensinamento de Agostinho sobre ter uma trindade? O Espírito Santos então seria melhor traduzido como um “mover de Deus na Terra”?
    Shalom Chaverim!

    • Israel Silva disse:

      Talvez não haja uma tradução melhor, mas uma compreensão melhor. Agostinho percebia os textos bíblicos por meio de sua cultura Grega, que acreditava em muitos Deuses. Para Gregos e Romanos, um só Deus era algo inconcebível, e eles tentaram harmonizar os textos judaicos com a ótica de sua cultura pagã.

      Mas é possível perceber que há um único Deus, que se manifesta de diferentes formas. Para a mente pagã, parece que há divindades separadas, porém na mente semita, dos antigos Hebreus, um Deus formado de mais de uma pessoa é uma idolatria inaceitável.

      Ademais, o texto bíblico nunca disse que Deus é três. Muito ao contrário, afirma e reafirma que o Eterno é um. E que os três (as três mais conhecidas manifestações do Eterno), são UM. Se são UM, são UM.

      Ou seja,são a mesma pessoa se apresentando no mundo físico de formas diferentes, com missões específicas.

  7. Alvaro Simei disse:

    GOSTARIA DE RECEBER ORIENTAÇÕES SOBRE UM ASSUNTO QUE ME CHAMA A ATENÇÃO : O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA OU POSSUI CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA, O QUE OS ORIGINAIS HEBRAICO RELATAM.

    • Israel Silva disse:

      Shalom! Pessoa só existe uma, e apenas uma, o Eterno. Mas Ele é infinito, e para que seja possível o Seu relacionamento com a criação, Ele se manifesta de três formas diferentes. O Espírito Santo é uma das formas como o Eterno se manifesta no mundo físico. As outras duas formas são o Pai e o Filho. Resumindo, bem resumido, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são formas diferentes em que uma mesma pessoas se apresenta no mundo físico, dependendo da missão que Ele tenha que exercer. A manifestação “menor” (digo isso em apresentação de poder), foi a do Filho. Por isso o Filho disse, “o Pai é maior do que Eu”. A manifestação do Eterno, na forma de Pai é maior em poder do que a manifestação do Eterno em forma de Filho. A ideia é essa, mas é muito, muito difícil que as pessoas captem esse raciocínio.

  8. Fernando Luís Costa Lemos disse:

    Um dos grandes entraves à interpretação são os diversos significados para um mesmo termo ou palavra. Se, para cada ideia, houvesse um único equivalente, evitando conclusões diversas, a compreensão bíblica seria bem melhor.

  9. JOSÉ RIBEIRO disse:

    Elogiam se refere a forma física das três pessoas da trindade que foram criadas no principio mais remoto da criação. Elogiam é parte da criação. O Espírito dos Deuses é Eloah, que é único e não é a pessoa do Espírito Santo. Quem pairava sobre a face das águas eram as três pessoas eternas da trindade que provem do único Espírito.