O que Deus Criou no Primeiro Dia da Criação? | O que Deus Fez?

No primeiro dia, Deus criou o céu e a terra. A terra, segundo a tradução mais usada (João Ferreira de Almeida), era sem forma e vazia (o que discutiremos em um estudo posterior). E tudo estava em escuridão conforme o Gênesis 1:1-5 descreve o que Deus fez.

No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:1-5

Por esses versículos, podemos chegar a conclusão de que no primeiro dia Deus criou:

  • O céu e a terra – o que nos passa a ideia da criação de todo o universo;
  • As trevas – não havia luz até aquele ponto. Trevas em Hebraico também significa “segredo”;
  • A água, pois Deus se movia sobre as águas, que preenchiam todo o espaço criado;
  • A luz – Deus criou a luz, mesmo antes de criar o sol e as estrelas (também abordaremos em um futuro estudo);
  • Separou a luz das trevas. Luz significa “entendimento/revelação”. Deus revelou um grande segredo no primeiro dia; e
  • Deu nome ao dia e à noite. O Eterno conhece pelo nome aqueles que são do dia, e os que são da noite;

Todas essas criações e ações divinas se deram no campo físico, material, entretanto elas se estendem, transbordando em significados espirituais que nos trazem mensagens e ensinamentos que são válidos até hoje, nos nossos dias.

Interpretando o que Deus criou no primeiro dia

No princípio…Gênesis 1:1

As palavras “no princípio”, no original em Hebraico correspondem ao termo בְּרֵאשִׁ֖ית “bereshit”, que é um advérbio de tempo, acompanhado da partícula “no”[princípio].

Há uma acentuação nessa palavra Hebraica, chamada de Tarcha, e que funciona como um sinal de pausa, semelhante a uma vírgula, e que a separa do restante do verso 1.

Isso faz com que esta primeira declaração da Bíblia, seja um argumento reflexivo, ou seja, é uma declaração que volta para si mesma amplificando valor, colocando-a no grau superlativo.

Poderíamos traduzi-la como “no mais absoluto princípio“, isso é em um tempo que é antes do tempo. É algo que aconteceu no tempo da eternidade, e que o homem não é capaz de alcançar. É um grande mistério para nós.

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?

Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
Jó 38:4-6

Jesus se referiu a esse “tempo” desconhecido, quando falava sobre o caráter do tentador:

…Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade…
João 8:44

Em Hebraico, o Mestre usou מִבְּרֵאשִׁיתmi bereshit” para as palavras “desde o princípio“, repetindo o termo de abertura do Gênesis 1:1, colocando-o em um tempo antes da terra e do céu.

Havia Trevas

A palavra “trevas”, em Hebraico é o termo חֹשֶׁךְ “chosher” (lê-se rosher), que também significa “segredo/falta de entendimento”. E não podemos esquecer de que o termo “abismo”, vem da palavra Hebraica תְּהוֹם  “tehom”, que significa “profundidade/oceano/mar”.

O “mar” simboliza os povos, ou seja, o “mundo”. Este verso é profético, e poderíamos dizer que no primeiro dia:

“Havia um segredo sobre o mundo“.

“Havia falta de entendimento sobre os povos”

O Gênesis 1:1, não está lidando apenas com a criação do primeiro dia, mas é uma descrição do que ocorreria com o passar dos séculos, e como já secretamente o plano da salvação foi elaborado.

Haja luz

E o “segredo” só foi revelado após a ordem divina do Eterno, que mandou “haja luz..”. Segundo George Lamsa, no seu livro “Idioms in the Bible explained and a key to original gospels“, os termos “haja luz…”, constituem uma expressão idiomática das línguas semíticas que significa, “haja entendimento/revelação”.

E a luz primordial foi revelada tempos depois, quando dela mesma ouvimos:

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12

O Apóstolo Pedro também falou sobre a revelação da luz que estava no princípio:

E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Efésios 3:9

Ou seja, a luz não foi criada no primeiro dia, pois na verdade a luz estava oculta, em segredo. Não havia luminares ainda, o sol só foi criado no quarto dia.

Essa luz emanava do próprio Eterno, portanto era parte de Deus, e era o próprio Deus. Veja que no livro do Apocalipse, como em uma volta ao princípio, essa mesma luz divina voltará a iluminar os povos.

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
Apocalipse 21:23,24

Além disso, o verbo usado na “criação da luz”, em Hebraico é a palavra יהיyehi“(do verbo להיות “lihiot”). Este verbo está no modo jussivo do Hebraico, sendo normalmente entendido como no modo subjuntivo em Português.

Segundo o dicionário bíblico de James Strong, o termo יהיyehi“, respeitando o subjuntivo, pode ser traduzido como “que apareça

Isso confirma que a melhor tradução para o Gênesis 1:3, “haja luz”, seria :

E disse Deus: Que a luz apareça; e a luz apareceu. Gênesis 1:3 tradução do Hebraico.

E também ilustra uma grande verdade declarada no Novo Testamento:

O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.
Mateus 4:16

E viu Deus que era boa a luz

Voltando para a linguagem simbólica, “luz” e “entendimento/sabedoria” são sinônimos. Andar na luz é o mesmo que dizer “se comportar de acordo com os mandamentos do Eterno”, fazendo a vontade de Deus.

Esta é uma constatação que partiu da observação divina, pois os que são da luz amam ao próximo como a si mesmos. E isso é realmente bom!

Mas como no mundo há aqueles que insistem em viver na escuridão, na ignorância e desprezam o conhecimento de Deus, o Eterno não teve escolha, a não ser separar os que são da luz e os que são das trevas.

Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
1 João 2:11

E fez Deus separação entre a luz e as trevas

Como num jogo de palavras que temos usado nesse estudo, aqui são apresentados termos que refletem a temática bíblica, e que servirá de base para o julgamento do último dia.

Deus separará a luz das trevas, muito em breve. Os justos não serão confundidos com os injustos!

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Mateus 25:32,33

E essa separação já começou desde o princípio. Deus começou a separação final desde o primeiro dia da criação. E o verbo usado, nos ajuda a entender como isso é feito.

O termo empregado foi o verbo בָּדַל “badal”, que significa “diferenciar/por limite”.

A luz, ou seja, os justos são aqueles que aceitam que tem limites estabelecidos pelo Eterno, de acordo com os seus estatutos, leis e decretos. Os justos andam na luz e procuram viver de acordo com o que foi estabelecido na palavra de Deus.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite

Interessante notar que neste verso, o mesmo verbo לקרוא “likrô” (chamar), é usado de duas formas diferentes. No primeiro “chamou”, foi empregado a forma do Vayqtol (usado para expressar o passado por meio da Vav conversiva).

No segundo “chamou” [noite], o passado é feito com a forma do Qatal (expressa o pretérito perfeito). O emprego dessas duas formas no mesmo  verso, intensifica o contraste entre o dia e a noite.

O Eterno conhece pelo nome aqueles que são do dia, e os que são da noite. Nome, na Bíblia, é sinônimo de caráter. Por isso é lindo ler a abertura do livro de Levítico, quando Deus chama Moisés pelo nome, usando este verbo fantástico:

וַיִּקְרָ֖א אֶל־מֹשֶׁ֑ה וַיְדַבֵּ֤ר יְהוָה֙ אֵלָ֔יו מֵאֹ֥הֶל מוֹעֵ֖ד לֵאמֹֽר׃

E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele…
Levítico 1:1

Deus conhece o caráter de todos. Devemos lutar para sermos do dia, permanecendo na luz, conforme a interpretação do Apóstolo Paulo, sobre esse mesmo trecho do Gênesis:

Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
1 Tessalonicenses 5:5

Antes de terminar, gostaria de mostrar também que houve muita atividade  divina, mesmo antes do primeiro dia da criação.

Shalom amigos!

O que Deus criou antes do primeiro dia?

Quando iniciamos o nosso estudo sobre o que Deus fez no primeiro dia da criação, logo percebemos nos textos bíblicos, conforme a orientação muito sábia da tradição oral judaica, que deve-se considerar algumas coisas e aspectos divinos que apareceram mesmo antes do primeiro dia.

Segundo o livro Midrash Rabbah, seis coisas precedem a criação do mundo. Algumas delas foram realmente criadas antes de todas as coisas, e algumas delas foram ao menos planejadas na mente suprema do Criador.

A instrução do Eterno, chamada de Lei de Deus (ou de Torá em Hebraico), e o Trono da Glória antecedem as demais coisas.

Isso é assim com a Lei de Deus, conforme está escrito:

O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
Provérbios 8:22,23

A lei do Senhor é perfeita… e dá sabedoria aos simples.
Salmos 19:7

E com o trono de glória, conforme o livro dos Salmos:

O teu trono está firme desde a antigüidade; desde a eternidade tu existes.
Salmos 93:2

A existência dos patriarcas de Israel foi contemplada antes da fundação do mundo:

…vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio
Oséias 9:10

E a criação de Israel foi concebida desde a pré-ciência que remete o tempo da antiguidade:

Lembra-te da tua congregação, que adquiriste desde a antiguidade…
Salmos 74:2

A edificação do Templo em Jerusalém também foi contemplada na mente divina:

Um trono de glória enaltecido desde o princípio é o lugar do nosso santuário.
Jeremias 17:12

O nome do Messias (o Cristo) também foi contemplado na eternidade:

O seu nome permanecerá eternamente…
Salmos 72:17

Bibliografia:

  • Idioms in the Bible explained and a key to original gospels – George Lamsa;
  • Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida;
  • Bereshit Rabbah – Midrash Rabbah;
  • Tanach – Gênesis em Hebraico – Texto da Bíblia Hebraica online, Sefaria.org
  • DICIONARIO-BIBLICO-STRONG-Hebraico-Aramaico-Grego-James-STRONG

Sobre o autor | Website

ישראל סילבה Casado com Ana Paula Curty, papai da Sarah Curty, cursou hebraico bíblico, geografia da terra de Israel, e o contexto judaico do Novo Testamento, é especialista em estudos da Bíblia Hebraica, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies; e Apocalipsismo judaico, pela Keets alMayim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

7 Comentários

  1. Luís Aníbal Rosas disse:

    Sou novo convertido. Gostei muito e se possível gostaria de receber estudos do original hebraico.

  2. Josenias disse:

    No princípio criou Deus os céus e a terra,veja ele está falando de uma terra criada antes dessa que genesis apresenta que agora ela se encontra sem forma e vazia,indicando que ela tinha uma forma no princípio e era habitada,porém algo aconteceu e a deixou assim sem forma e vazia

  3. Iranilda de Almeida Ramos disse:

    Gostei muito! e gostaria de receber a interpretação de gèneses, da criação do universo!

  4. CLEDSON RODRIGUES DE SOUZA disse:

    Muito bom, o estudo, seria o filho, a luz que emana do criador?
    Gostaria de poder receber estudos através do e-mail, claro se possível.
    Um ótimo dia na paz do Cristo

  5. Marcio de oliveira Gonçalves disse:

    Meus parabéns .. gostaria de receber estudos por e-mail se for possível amo o hebraico original da bíblia nos dá mais entendimento.

  6. Francisco Pereira de Oliveira disse:

    Estudo muito bom, QUERO RECEBER MENSAGENS